sexta-feira, 2 de julho de 2010

Anti-herói


Hayden Christensen como Anakin Skywalker em Star Wars

Anti-herói é o termo que se emprega para alguém que protagoniza atitudes referentes às do herói clássico, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam as façanhas por motivos egoístas, de vaidade ou de quaisquer gêneros que não sejam altruístas.

Origem
Não existe um momento definitivo, quando o anti-herói surgiu como um elemento literário.

O anti-herói tem evoluído ao longo do tempo, mudando como as concepções da sociedade sobre o herói mudaram, desde os tempos Elizabetanos de Fausto e Falstaff de William Shakespeare, para o mais sombrios temas da literatura vitoriana do século XIX, como a "Ópera dos Mendigos" de John Gay como um homem tímido, passivo e indeciso que contrasta fortemente com os heróis gregos. O herói byroniano também estabelece um precedente literário para o conceito moderno de anti-heroismo.

O herói byroniano é um anti-herói rebelde é simpático, apesar de sua rejeição da virtude.

São personagens não inerentemente maus e que, às vezes, até praticam atos moralmente aprováveis. Contudo, algumas vezes é difícil traçar a linha que separa o anti-herói do vilão; no entanto, note-se que o anti-herói, diferente do vilão, sempre obtém aprovação, seja através de seu carisma, seja por meio de seus objetivos muitas vezes justos ou ao menos compreensíveis, o que jamais os torna lícitos. A malandragem, por exemplo, é uma ferramenta tipicamente anti-heróica.

Distinção entre Anti-herói e Herói Trágico

Um anti-herói difere de um herói trágico por este ainda ser essencialmente heróico, mas com uma grande falha trágica, no anti-herói, as falhas são mais visíveis do que as suas qualidades heróicas.

Há mais de um tipo de anti-herói. Além dos que buscam satisfazer seus próprios interesses, há também os que sofrem desapontamentos em suas vidas, mas persistem até alcançar o ato heróico. Ainda há o tipo de anti-herói que está próximo do herói, mas segue a filosofia de que "o fim justifica os meios". Esse último é bem popular nas histórias em quadrinhos.
Existem também anti-heróis que têm atitudes morais suficientes para serem heróis, mas não têm o condicionamento físico e/ou intelectual suficientes, só que não percebem ou se preocupam com esse fato.

Um exemplo que não podemos esquecer é:

Dom Quixote: Motivado pela loucura pensava ser um cavaleiro. Demonstrava arrogância e procurava sempre confusões com pessoas do povo para ilustrar suas aventuras e saciar sua sandice.

Esta é uma lista de anti-heróis, personagens de filmes, quadrinhos, animes, mangás, games e outros:

Adaga
Adão Negro
Anakin Skywalker
Batman
Bizarro
Blade
Camus de Aquário
Dante
Darkwing Duck
Elektra
Eric Draven - (O Corvo, interpretado por Brandon Lee);.
Frank Castle
Gambit
Gata Negra
Hulk
Ikki de Fênix
Iori Yagami
Jack Sparrow
John Constantine
Justiceiro(Frank Castle)
Kanon de Gêmeos
Macunaíma
Magneto
Motoqueiro Fantasma
Mulher-Gato (Selina Kyle)
Namor
Patolino
Peter Pan
Piccolo
Questão
Red Sonja
Riddick
Robin Hood
Saga de Gêmeos
Severo Snape
Shadow
Sirius Black
Spawn
Scorpion;
Uchiha Sasuke
Vegeta
Venom
Vincent Valentine;
V de Vingança;
Wolverine
Yusuke Urameshi


******************************************************************************************************

Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística,Taróloga, Cabalista, Professora, Educadora Patrimonial, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-MAIL: arcanjo.azul@hotmail.com

2 comentários:

  1. Porque eles protagonizam atitudes referentes às do herói clássico, mas não possuem vocação heróica, suas façanhas são realizadas por motivos egoístas, de vaidade e não por motivos altruístas.

    ResponderExcluir