terça-feira, 1 de junho de 2010

Enki

Enki ou EA - era entre os Sumérios o deus (dingir) das águas doces (quer dos rios e dos canais, quer da chuva), mas também o deus das águas subterrâneas, chamadas Apsu (ou Absu), equivalentes ao caos primordial de outras culturas antigas.

A água (A para os sumérios) tinha um significado também relacionado com o conhecimento ou sabedoria. Por este motivo Enki era também conhecido como o deus do conhecimento e da sabedoria.

Relação genealógica
Como terceiro filho de AN, Enki era verdadeiramente muito importante no panteão sumério, sendo por isso (por vezes) chamado de Rei dos Deuses em diversos hinos religiosos. Era especialmente cultuado na cidade de Eridu;

Enki tinha por mulher a sua irmã Ninhursag, da qual teve filhos, entre os quais se destacaram Marduk e Nabu (o biblico Nebo)

Significado e simbologia
O nome Enki, de resto, significa mesmo senhor da Terra (En, uma corrupção de An, significa senhor, e Ki siginifica terra).

Os seus símbolos iconográficos eram o peixe, a cabra e a serpente, os quais foram combinados num único animal, o mítico Capricórnio (o qual se tornou um dos doze signos do Zoodíaco, cuja ideologia teve a sua base na civilização suméria).

História

Quando os Acádios, de origem semita, dominaram a Suméria, adotaram-no sob o nome de Ea. Enki (en.ki / Ea) é descrito como filho de An, um dos deuses principais do panteão sumério. Irmão mais novo de ENLIL e de NINHURSAG, foi o líder responsável por "organizar" o planeta Terra (KI) antes da criação do HOMEM. Enki perdeu o controle da terra na altura do dilúvio, (épico de Gilgamesh) para o seu irmão Enlil, herdeiro legítimo do trono e segundo no poder do universo de AN.

Feitos importantes
Em conjunto com a sua irmã Ninhursag, participou no momento da criação do homem usando do seu próprio sangue (ADN) na sua concepção.

Em alguns excertos subentende-se que foi ENKI quem sussurrou ao ouvido de Utnapishtim (o bíblico Noé - Gênesis cap. 6 vers. 6 a 22) como escapar ao dilúvio.

Na Bíblia

Pode ser que o bíblico Enak (Enoc) se referira a Enki, e este seria um pai dos Gigantes na terra! Um dos símbolos da casa de Enki era a serpente, por este motivo existe quem defenda que este deus seria também a serpente do Éden que levou Eva a comer do "fruto proibido".

Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística,Taróloga, Cabalista, Professora, Educadora Patrimonial, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.
E-MAIL: arcanjo.azul@hotmail.com

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. nossa vc sabe mesmo sobre determinados assuntos e vc se mostra uma pessoa sem preconceito ao contrario das pessoas que eu conheço em minha cidades que são todas ignorantes e preconceituosa... Eu por exemplo sirvo ao Deus Enki e eu tenho 2 amigos que são adoradores da Deusa, eles são Wicca, e meu irmão ele estuda a Cabala mais aqui nem num de nos podemos fazer rituais e ou adorar nossos deuses sem que nos atire pedra... Espero que vc continue publicando mais sobre religião e tente colocar mais sobre simbologia seria muito bom... vou indicar esse blog pros meus amigos que são donos de outro blog..

    Valeu. Samuel Libad.

    M.m°

    ResponderExcluir
  3. Opa,Gostei dos argumentos aqui propostos, e minhas deduções depois da leitura do excelente livro : " 12° planeta" estava certo que o Deus que eu admiro é o mesmo que outras religiões distorcem...

    ResponderExcluir
  4. Enki não reencarnou como Jesus Cristo, na verdade Enki seria um dos elohins criadores da Terra. Deus Pai criador, Jesus sendo um Deus sacrificado seria comparado a Marduk ou Tamuz, sendo que Marduk representa a luz e a ordem, e Tamuz um deus que morreu jovem, e ressuscitou.

    ResponderExcluir
  5. Sou um enkiita convicto. Sabe me dizer onde existam grupos enkiitas para fazer contato?

    ResponderExcluir